Sabemos que a infância é uma fase importante para o desenvolvimento emocional e social das crianças. Entre os desafios que podem surgir, a agressividade é uma questão que requer atenção e estratégias específicas para garantir um desenvolvimento saudável e equilibrado.
Vamos trabalhar agora com algumas abordagens que irão auxiliá-los no manejo desse comportamento:
1. Criação de um ambiente seguro: é importante que o ciclo da criança desenvolva um ambiente seguro e acolhedor, o que favorece a confiança do pequeno.
2. Promoção da comunicação: um dos grandes causadores da agressividade é o fato da criança não saber se expressar, não tendo repertório para isso. O desenvolvimento de uma comunicação segura e sem julgamentos, fará com que a criança fique mais confiante e consiga expressar suas frustrações e emoções de forma adequada.
3. Modelagem de comportamentos positivos: muitas das vezes, as crianças aprendem através da observação e repetição, sendo assim, alguns comportamentos agressivos que os adultos demonstram, elas podem acabar replicando. Dessa forma, é importante observar qual exemplo tem sido para seus filhos, para que eles consigam aprender e desenvolver comportamentos positivos.
4. Estabelecimento de limites: embora seja comum que pais se sintam inseguros ao impor limites, é fundamental que a criança conheça claramente as regras e as consequências associadas ao seu comportamento. Limites bem definidos ajudam a criança a entender o que é aceitável e a desenvolver um comportamento mais adequado.
5. Psicoeducação das emoções: por não entender o que está sentindo e como se expressar, a criança tem a tendência a se comportar de forma agressiva ou a se isolar. Por isso, é importante ensiná-las sobre cada um dos sentimentos, levando em consideração as suas funções e as maneiras adequadas de lidar com cada um deles.
6. Intervenção profissional: em alguns casos, pode ser necessário a ajuda de um psicólogo ou psiquiatra, que dará um suporte a mais no manejo desses comportamentos.
Todo esse processo requer paciência e compreensão, visto que não é algo simples e rápido de ser trabalhado. Mas utilizando as estratégias adequadas é possível ajudar a criança a desenvolver habilidades sociais e emocionais.
-Gabriela Suzuki (CRP 01/27569)
Comments