Psicoterapia
Para você viver uma vida mais plena a partir do autoconhecimento
A psicoterapia é uma forma de ajudar as pessoas a lidarem com uma série de problemas psicológicos ou dificuldades emocionais que afetam diversas áreas de nosso cotidiano.
O processo terapêutico auxilia na eliminação ou no controle desses sintomas que possam prejudicar nossa vida. Além disso, essa especialidade também auxilia em diagnósticos, tratamentos e prevenção de doenças mentais.
Para quem é a psicoterapia?
Essa é a primeira dúvida - e é também um certo tabu - que ainda gira em torno do tema, já que muitos ainda acreditam que a terapia existe somente para tratar pessoas “loucas”. E essa é uma concepção bastante distorcida do processo terapêutico.
A terapia é indicada para qualquer pessoa, em qualquer faixa etária.
Alguns pacientes realmente buscam por estarem passando por dificuldades enquanto outras buscam apenas para obter mais autoconhecimento, entender as próprias limitações e as dificuldades em lidar com algumas situações.
Qual demanda o psicólogo atende?
Os psicólogos atendem todas as demandas / queixas que os pacientes trazem. O que difere um psicólogo de outro, geralmente, é a abordagem, ou seja, metodologia que segue para trabalhar a psicologia.
Embora existam inúmeras metodologias, o foco sempre será cuidar do problema / demanda do paciente, proporcionando o alívio para possíveis angústias e a resolução dos conflitos internos e pessoais de cada indivíduo.
Quando devo iniciar o processo terapêutico?
O paciente pode iniciar o processo terapêutico em qualquer momento ou fase de vida.
Como dito anteriormente, não necessariamente precisa haver um problema para que este seja trabalhado.
O processo pode dar início desde uma demanda mais objetiva como orientação vocacional, por exemplo, até situações mais complexas como transtornos de personalidade e depressão.
Por quanto tempo devo fazer a terapia?
Essa talvez seja a pergunta mais comum que os pacientes trazem ao consultório, porém, não é possível respondê-la com precisão. Isso porque o processo varia de acordo com a demanda/queixa de cada paciente, bem como sua dedicação a este processo.