top of page
  • Foto do escritorGABRIEL ZEINI

Meu parceiro não quer fazer terapia de casal

Atualizado: 10 de mar. de 2022

É comum que uma pessoa dentro do relacionamento queira fazer terapia de casal e a outra não. Os argumentos mais comuns são:

  • O(a) parceiro(a) está desconfortável com a ideia de fazer terapia e discutir assuntos íntimos com um estranho (no caso, o psicólogo);

  • O(a) parceiro(a) não quer mais permanecer no relacionamento e por isso não quer ir à terapia. Ele(a) não quer fingir em buscar uma melhora no relacionamento, já que na verdade não acredita mais na relação;

  • O(a) parceiro(a) não quer trabalhar o relacionamento mesmo que entenda que há problemas;

  • O(a) parceiro(a) acha que a outra pessoa é responsável pelos problemas da relação;

  • O(a) parceiro(a) não acredita que a terapia possa ajudar.

Por mais que se queira, não se pode forçar alguém a fazer terapia. O que pode ser feito então? A menos que o seu parceiro diga que não quer fazer terapia porque deseja terminar o relacionamento, minha orientação é que um dos parceiros faça a terapia individual.


O ponto é o seguinte: se ocorrer mudança em um dos parceiros, mudará a dinâmica do relacionamento e o outro acaba tendo que reagir de alguma maneira.

Portanto, mesmo que você queira fazer terapia e seu parceiro não, fazer terapia individual ainda pode mudar a situação de seu relacionamento. Quando alguém vai à terapia por iniciativa própria, estará mais receptível a ouvir de forma bastante objetiva os pontos de vista a respeito de seu relacionamento.

Pode também ganhar uma nova forma de enxergar o que realmente está acontecendo. Você poderá compreender de maneira mais clara a forma pelo qual os dois – cada um com sua particularidade – está contribuindo para a situação do relacionamento como um todo.


Quando o problema ou necessidade é unilateral – como quando um dos parceiros está satisfeito com o relacionamento e o outro não – a parte insatisfeita costuma procurar a terapia sozinha. Em um caso assim, o ideal seria que fossem feitas, em conjunto, a terapia de casal e a individual com aquele que não está bem.

348 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Commenti


Estamos aqui para oferecer uma saúde completa que permite deixar seu legado no mundo. 

Prazer, somos a Clínica Ânima, seu recanto acolhedor com uma multiplicidade de profissionais focados na sua saúde e da sua família.

profissionais-clinica-anima-brasilia.jpg
Whatsapp conversar
bottom of page