top of page
  • Foto do escritorEmanuelle Antunes 

Devo contar à minha criança que ela irá para a psicóloga?




Alguns responsáveis escolhem levar seus filhos ao consultório de psicologia sem contar onde estão indo e muito menos o que farão lá, isso até por não saber como explicar sobre. Será que não falar ajuda ou pode atrapalhar o processo?


Algumas demandas que levam à busca da psicoterapia podem ser difíceis de explicar mesmo, devido à complexidade do problema ou até mesmo por acharem que a criança não é capaz de entender. Mas, não falar sobre isso é que pode ser um problema!


O que pode acontecer se eu não contar para a criança sobre o processo psicoterápico que ela irá viver?

A ansiedade em ir pra um lugar desconhecido pode deixar a criança pouco à vontade no encontro com o profissional;

Podemos assustar uma criança, que só vê médicos quando está doente e não gosta de jalecos brancos, ao compararmos a sessão de psicologia com uma consulta médica;

Ao falarmos que o psicólogo vai “ensinar a se comportar melhor”, as crianças passam a ver o profissional como alguém que irá repreendê-lo por fazer “coisas erradas”, e isso pode interferir muito no vínculo com o terapeutico.


Por que não devo esconder da criança o processo psicoterápico que ela irá viver?


A ansiedade em ir pra um lugar desconhecido pode deixar a criança pouco à vontade no encontro com o profissional;

Podemos assustar uma criança, que só vê médicos quando está doente e não gosta de jalecos brancos, ao compararmos a sessão de psicologia com uma consulta médica;

Ao falarmos que o psicólogo vai “ensinar a se comportar melhor”, as crianças passam a ver o profissional como alguém que irá repreendê-lo por fazer “coisas erradas”, e isso pode interferir muito no vínculo com o terapeuta.


Então, como posso contar sobre a psicoterapia para a minha criança?


Para que o vínculo seja estabelecido e de forma efetiva, a participação dos pais é fundamental.


Desvincule a visão de psicologia atrelada exclusivamente a problemas. Fale para a sua criança que a psicóloga estará ali para ouvi-la, sobre o que ela desejar falar.

Fale que a psicóloga é alguém em quem eles podem confiar para falar de tudo, inclusive o que não conseguem falar para os pais. E que é alguém que fará de tudo pra ajudar; e que eles poderão brincar, jogar e se divertir nas sessões. E aprender sobre suas emoções e sentimentos, conseguindo, assim, lidar melhor com quem ela é!

Quando conseguimos estabelecer uma comunicação eficiente e sem segredos o relacionamento se torna muito mais íntimo e feliz.


Emanuelle Antunes Aparicio Pereira da Silva, psicóloga 

CRP 01/26866

6 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


Estamos aqui para oferecer uma saúde completa que permite deixar seu legado no mundo. 

Prazer, somos a Clínica Ânima, seu recanto acolhedor com uma multiplicidade de profissionais focados na sua saúde e da sua família.

profissionais-clinica-anima-brasilia.jpg
Whatsapp conversar
bottom of page