top of page
  • Foto do escritorLorrane Cristine

Depressão e Menopausa tem relação?



Mesmo em mulheres que nunca deprimiram, a perimenopausa aumenta em cerca de duas vezes a chance de um episódio depressivo se instalar.


Por se tratar de um período de transformações psicossociais, hormonais e físicas, há certa dificuldade por parte da classe médica em diagnosticar quando tristeza, mudança de humor e insônia da perimenopausa ou da menopausa caracterizam uma depressão, que precisa de tratamento psiquiátrico.


A perimenopausa é o período de alguns anos que antecede a última menstruação da mulher. A idade de seu início oscila. A perimenopausa é caracterizada por oscilações dos níveis hormonais, sintomas físicos (dores, calorões, insônia) e sintomas psíquicos (tristeza, irritabilidade, depressão e ansiedade).

Há subgrupos de mulheres que são mais sensíveis às oscilações hormonais da perimenopausa, que funcionam como “gatilhos” para episódios depressivos se instalarem nessa época.

Mesmo em mulheres que nunca deprimiram, a perimenopausa aumenta em cerca de duas vezes a chance de um episódio depressivo se instalar. Além do fator hormonal, essa fase de vida também é marcada por mudanças em papéis sociais, síndrome do ninho vazio, ajustes na profissão, redução da libido, problemas conjugais, mudanças físicas e estéticas, todas essas podendo também influenciar na gênese de transtornos psíquicos.


Vivenciar sintomas recorrentes de tristeza, irritação, ansiedade, angústia, insônia e outros tantos pode não estar dentro do “esperado” pra essa fase, e precisar de cuidados em saúde mental.

Portanto, se você tem dúvidas quanto ao que está vivendo, não hesite em procurar atendimento especializado em saúde mental feminina.


Texto por dra Lorrane Morais

5 visualizações0 comentário

Comments


Estamos aqui para oferecer uma saúde completa que permite deixar seu legado no mundo. 

Prazer, somos a Clínica Ânima, seu recanto acolhedor com uma multiplicidade de profissionais focados na sua saúde e da sua família.

profissionais-clinica-anima-brasilia.jpg
Whatsapp conversar
bottom of page