top of page
  • Foto do escritorMariana Lobo

Cada criança tem seu próprio tempo?

É claro que cada sujeito é único e que todos têm formas subjetivas de se comportar no mundo, e com crianças não é diferente.

Porém, a frase "cada criança tem seu próprio tempo" precisa ser vista com muito cuidado!

• Crianças tem seu tempo no sentido de se desenvolver de acordo com suas características específicas, genética, ambientes a que são expostas e situações que vivenciam, porém esse tempo acontece seguindo uma curva de desenvolvimento típico, que são os marcos do desenvolvimento.

•Os marcos do desenvolvimento são habilidades e comportamentos previstos em uma estipulada faixa etária e que ajudam pais e profissionais a identificarem quais já foram adquiridos e quais precisam ser trabalhados.

Quando a criança não alcança habilidades básicas dentro do tempo considerado padrão, é necessário prestar atenção!

• Ignorar os sinais por não estar preparado para uma possível adversidade é negligenciar um atraso que pode prejudicar a criança.

Por isso, ao notar um atraso relevante, busque uma avaliação profissional. Ser imprudente nesses casos é deixar que os atrasos passem despercebidos, o que pode retardar e até mesmo impedir que a criança se desenvolva da melhor forma.

Qualquer sinal que te acenda um alerta ou foi observado por alguém próximo (por exemplo: a professora), busque saber mais sobre isso!! Quanto mais cedo uma busca, mais cedo podemos buscar um planejamento para trabalhar no desenvolvimento da criança.



Psicóloga: Mariana Lobo 

CRP: 01| 26215

22 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentarios


Estamos aqui para oferecer uma saúde completa que permite deixar seu legado no mundo. 

Prazer, somos a Clínica Ânima, seu recanto acolhedor com uma multiplicidade de profissionais focados na sua saúde e da sua família.

profissionais-clinica-anima-brasilia.jpg
Whatsapp conversar
bottom of page