Em meio às demandas diárias da vida moderna, muitas mulheres acabam se anulando, colocando as necessidades dos outros — filhos, parceiros, pais idosos, netos — à frente das suas próprias. Esse comportamento, tão comum e frequentemente visto como um ato de amor e abnegação, pode gerar consequências negativas para a saúde física e mental. Quando falamos em autocuidado, não estamos nos referindo apenas a momentos de lazer e manter as unhas impecáveis, mas também ao cuidado com a própria saúde, algo essencial na prevenção de doenças mentais e físicas, como o câncer de mama.
No Outubro Rosa, uma campanha mundial de conscientização sobre o câncer de mama, enfatiza-se a importância da detecção precoce. Muitas mulheres, no entanto, negligenciam seus próprios exames preventivos por estarem ocupadas demais cuidando dos afazeres e dos outros. Esse adiamento das suas necessidades pode comprometer a detecção precoce de doenças, resultando em diagnósticos tardios. Esse ciclo de anulação de si própria também afeta a sua saúde mental, o que não raro vejo no consultório. É comum receber mulheres com níveis elevados de estresse, ansiedade e até depressão, em situações como essa.
O autocuidado físico, como o autoexame de mama e os exames preventivos com o ginecologista, é fundamental, e o autocuidado mental é igualmente importante. A saúde mental também precisa de prevenção, e isso inclui ações como reservar momentos para descanso, praticar o lazer, delegar responsabilidades, e, principalmente, buscar apoio quando necessário. Assim como precisamos de exames regulares para monitorar o corpo, também devemos nos atentar a calibrar nosso estado emocional — e isso pode incluir ter com quem conversar, fazer terapia e não se sobrecarregar com todas as demandas.
Tanto a mente quanto o corpo precisam de equilíbrio para se manterem saudáveis. E não há uma separação exata entre mente e corpo, ambos fazem parte de uma unidade e desequilíbrios entre eles se retroalimentam. Folgas, momentos de lazer, apoio familiar, estilo de vida saudável e suporte psicoterápico são estratégias que funcionam tanto para manter a saúde mental em dia quanto para prevenir problemas físicos. Quando o estresse crônico ou a ansiedade permanecem sem manejo, eles afetam também a saúde física, levando ao aumento da pressão arterial, ganho de peso e maior dificuldade em controlar a glicemia, criando um cenário propício para o desenvolvimento de outras condições médicas.
Por isso, cuidar da própria saúde não é egoísmo, mas um ato de amor-próprio que reverbera no cuidado com quem amamos. Ao reservar tempo para fazer seus exames preventivos e checar como está sua saúde emocional, você garante que continuará a desempenhar seus papéis com equilíbrio e vitalidade. O autoexame de mama e as consultas com o ginecologista podem ser comparados a tirar um tempo para si, refletir sobre suas emoções, priorizar o descanso e criar momentos para estar presente consigo mesma.
Se você deseja cuidar do outro, comece cuidando de si. Ao garantir a sua saúde física e mental, você não só estará mais disponível para aqueles que precisam de você, como também se sentirá mais forte e capaz de enfrentar os desafios da vida. O câncer de mama, assim como muitos problemas de saúde mental, pode ser prevenido ou tratado com sucesso quando diagnosticado precocemente. Então, neste Outubro Rosa, lembre-se de que o autocuidado não é uma escolha supérflua, mas uma prioridade que vai impactar sua vida e a vida daqueles ao seu redor de forma duradoura.
Comentarios